sábado, 31 de outubro de 2009

Genética



Do grego genno que significa fazer nascer, a genética é uma ciência destinada ao estudo dos genes, da hereditariedade e das variações dos organismos.



O termo genética foi pela primeira vez empregue a 18 de Abril de 1908 pelo cientista Wiliam Batesson numa carta sua, para descrever o estudo da variação e hereditariedade.
O papel da genética é muito importante. Actualmente esta ciência faculta ferramentas imprescindíveis para a investigação das funções dos genes.
A informação genética encontra-se encerrada nos cromossomas onde é representada na estutura química da molécula de ADN (ácido desoxirribonucleico). A função dos genes é codificar a informação necessária para a síntese de proteínas. Por seu turno as proteinas actuam a nível do fenótipo final de um organismo.

sábado, 24 de outubro de 2009

Sim ou Não?


Manipulação genética, Sim ou Não?
Não deve ser imediata a resposta a esta pergunta. É necessário entender primeiro no que consiste a manipulação genética, com o que interfere esta matéria, as vantagens e desvantagens, a sua importância e as consequências que acarreta.
Porque a manipulação genética, embora pertença ao campo científico não é restrito a este, contacta com áreas como a psicologia e filosofia, nomeadamente a ética e moral, nesta ultima .e tem um grande impacto na vida de todos e no mundo. 

Assim, deverá proceder-se a uma séria análise e intensa reflexão sobre o caso, antes de se tomar qualquer partido, antes de optar pela resposta “Sim" ou "Não".

Manipulação genética


A grande questão que se coloca ao abordar este controverso assunto é: terá o Homem o direito de alterar o património genético, característico do ser humano, de forma tão radical?
Estão em causa, não só assuntos ligados à Biologia, como também um conjunto de áreas que se tocam, fazendo com que se incluam na discussão deste tema questões culturais, religiosas e éticas.
Assim sendo, a manipulação genética interfere de forma directa com aquilo que de mais próprio e especifico há em cada um de nós. Portanto, encara-se este tema de forma cuidada e ainda com alguma discrição, que com a evolução do tempo e o indispensável auxílio do desenvolvimento científico, se tem vindo a desvanecer. Actualmente a grande maioria das pessoas aceita a manipulação de genes para fins terapêuticos, por exemplo, nos casos em que estão em jogo vidas humanas, a cura de alguma doença/ prevenção da sua evolução.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Quem somos?

Somos alunos de Biologia do 12º ano de escolaridade, e no âmbito desta disciplina, durante este ano lectivo 2009/2010, pretendemos publicar neste espaço textos, imagens, vídeos (entre outras informações), relacionadas com a temática da manipulação genética humana.

Assim nos apresentamos, os responsáveis
- Sofia Miranda,
- Raquel Pires,
- Cátia Patrocínio,
- Daniel Lopes.