domingo, 8 de novembro de 2009

Resultados da sondagem “Já ouviste falar da ovelha Dolly?”


Num prazo de 12 dias, obtivemos um total de 24 votos. Todos os votantes (100%) responderam de forma afirmativa à questão colocada.
A Dolly ficou conhecida por ser o primeiro mamífero a ser submetida ao processo da clonagem. No entanto, os resultados desta experiência não foram os melhores, ou pelo menos, os esperados. A partir desta altura desenvolveu-se uma discussão geral a nível da comunidade científica, relacionada com a clonagem.
A ovelha Dolly foi criada a 5 de Julho de 1996, na Escócia (onde permaneceu durante a sua vida), através da clonagem de uma célula de glândulas mamárias de uma outra ovelha. Foi sempre cuidadosamente acompanhada e observada durante todas as etapas da sua existência e chegou mesmo a gerar duas crias. Em 1999 surgiram indícios de que a ovelha Dolly pudesse apresentar formas de envelhecimento precoce (que levantou várias questões polémicas a nível ético e moral). Por volta de 2002 divulgou-se que este mamífero sofria de uma doença a nível da cartilagem articular (artrite degenerativa). A Dolly acabou por ser abatida em 2003, a 14 de Fevereiro, para evitar a sua morte dolorosa devida a uma infecção pulmonar.
Ainda assim, o seu corpo contínua no Museu real da Escócia.

2 comentários:

  1. Quanto á questão colocada, sim, já ouvi falar da ovelha Dolly, é um dos assuntos mais debatidos e continua a ser motivo de discussão...

    A situação em que a ovelha foi colocada, na minha opinião, foi uma necessidade. Muitas pessoas afirmam que os animais devem ser tratados com respeito tal como os humanos e que a situação é muito pouco ética e moral a todos os níveis. Eu pergunto a essas pessoas como é que pensam fazer o mundo evoluir? Se a ciência não evoluir, o país não progride e concerteza acaba por ficar estagnado. Agora podem perguntar, e era preciso sacrificar um animal, que tal como nós, merece respeito? Então aí devo questionar essas pessoas, se não for um animal, quem será?

    Eu tal como grande parte das pessoas, tenho muito afecto por animais, mas a verdade é que é preciso exprimentar antes de avançar com algo definitivo e essa experiência tem que passar por algum lado.

    Infelizmente, não somos perfeitos, e precisamos errar para progredir e aprender. Tudo funciona assim...

    Quanto ao vosso post, gostei... Conseguiram sintetizar e transmitir o mais importante, bom trabalho ;)

    ResponderEliminar
  2. no meu ponto de vista se não houver experiências o mundo não dá passos para a frente, no entanto há casos e casos, isto porque sacrificar animais, pessoas por experiências que por vezes são desnecessárias acho um pouco ridículo.

    em relação à ovelha, neste caso, à ovelha Dolly, foi uma experiência com sucesso segundo os resultados que tiveram pois concluiu-se que a clonagem ou a manipulação genética apenas para uso de reprodução não leva qualquer sentido.

    concluo aqui o meu comentario, com a minha opinião em relação à manipulção genética ou clogame. acho que se for para o bem da nossa saúde como de orgãos, que por vezes estão em falta, acho que sim, que os estudos devem prosseguir, mas se for apenas por meras experiências irracionais é mellhor por um ponto final neste campo experimental.

    ResponderEliminar