domingo, 1 de novembro de 2009

Aplicações da genética

      1. Médica

- As células-tronco/estaminais ou células-mãe podem multiplicar-se, regenerando alguns tecidos lesionados, pois têm a capacidade de se transformar em células idênticas às dos tecidos onde forem implantadas.
- Actua a nível quer da prevenção, quer do tratamento de doenças; eliminando os genes afectados, substituindo-os por genes sãos.
- Intervém a nível terapêutico, tendo em conta o perfil genético do doente em causa, aumentando a probabilidade de sucesso do tratamento.
     - Afecta o bem-estar, e também, a sobrevivência do individuo.


     2. Medicina legal e criminologia

- Reconhecimento da identidade (características genéticas: dactiloscopia, também designado de impressões digitais).
- Exame do ADN.  

3. Melhoramento animal e vegetal

- Criação de OGMs (Organismos Genéticamente Moificados), que pode causar um enorme impacto sobre o meio ambiente e não só:

-  Clonagem
Um clone é um ser, que teve origem a partir de outro ser vivo por reprodução assexuada. A Clonagem é o processo que vai formar um clone. Pode ser um processo natural (normalmente ocorre em bactérias ou em seres unicelulares) ou artifícial (induzido no Homem, animais, etc.) em que, de certo modo, são produzidas cópias de um determinado ser vivo. Este processo apresenta vantagens; para o Homem, podendo ser visto como um método que facilite a cura de doenças; e para os animais, como a preservação dos mesmo aquando em vias de extinção. No entanto, também apresenta desvantagens, como comprometer a individualidade genética e consequente perda de variabilidade. É um tema que levante inumeras questões éticas e morais.

3 comentários:

  1. O vosso Blog está bastante bom. Apenas acho que deviam colocar mais questões controversas para que as pessoas possam intervir mais facilmente e debater mais facilmente os temas.

    Quanto ao assunto...

    Digamos que o homem, se conseguir assegurar controlo sobre a genética, poderá ser um grande passo para a ciência e para a humanidade, por outro lado, poderá ser uma grande catástrofe.

    Tal como tudo o que é controverso, existem dois lados, o bom e o mau. O lado bom é que a manipulação permite-nos melhorar em quase todos os aspectos da saúde... O lado negativo é que pode ser muito mal utilizada por parte do Homem e levantar uma série de questões éticas e morais.

    Na minha opinião, ir longe demais nesta área pode ser muito problemático na medida em que por um, todos os outros falham. Isto é, mesmo que todos sejamos responsavéis, desde que haja uma pessoa com más intenções e poder para tal, o resultado poderia ser desastroso.

    Não tenho uma opinião totalmente formada acerca do assunto, porque ainda não estou a par de todas as capacidades desta área, mas espero que o vosso Blog ajude nesse aspecto, eheh!

    ResponderEliminar
  2. agradecemos o incentivo e desejamos desde já muito boa sorte para o vosso projecto que aborda um tema não só bastante actual mas também bastante controverso.
    A manipulação genética Humana não se trata apenas de desenvolvimento científico mas também de grandes questões éticas que muitas vezes são esquecidas para capricho da ciência.

    Estão a abordar o tema de forma bastante clara e concisa, parabéns.

    Raquel Almeida

    ResponderEliminar